Casa das Formigas

Maputo, Moçambique

A Casa das Formigas é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1995, localizada em Maputo, capital de Moçambique, na África, e que atende cerca de 300 crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, sendo que 40 destas crianças vivem em sua Casa Lar. Elas recebem cuidados médicos, são acompanhadas em sua vida escolar, na área espiritual, recebem alimentação e participam de oficinas, entre elas: costura, bordado, crochê, informática, sapataria, tapeçaria. Como muitas crianças são órfãs ou estão em risco social e chegam ali sem esperança, o papel da Casa das Formigas é encaminhá-las profissional, social e espiritualmente, para que tenham um futuro melhor.

O Local

Aqui é onde funciona a Casa das Formigas. Tudo começou há mais de 25 anos, neste mesmo local!

Frentes de Ação

Na Casa das Formigas temos as frentes de ação para atender as crianças de forma integral, dando o cuidado e a atenção que cada uma precisa para saber que é amada por Deus e por nós. Conheça nossas ações:

Alimentação

São 20 sacos de 50 kg de arroz, 4 sacos de 50 kg de feijão, 24 sacos de 12,5 kg de farinha de milho branco, 30 caixas de massa espaguete, 40 kg de linguiça, 50 kg de carne e 15 kg de frango. Estes são alguns dos números sobre os alimentos que devem ser comprados todo mês para a feitura de 500 refeições/dia na Casa das Formigas em Maputo – Moçambique. As carnes foram acrescentadas ao cardápio após o mês de maio de 2017, para garantir a qualidade nutricional das refeições de nossas crianças. Os produtos alimentícios e de limpeza representam uma despesa fixa de 3 mil dólares ao mês. Muitas crianças recebem a primeira refeição do dia na Casa das Formigas. Tanto as crianças da manhã como as da tarde almoçam na Casa das Formigas.

Oficinas Profissionalizantes

Oferecemos uma ampla variedade de oficinas profissionalizantes para que nossas crianças e adolescentes tenham um futuro melhor. São cursos que vão de informática, com um laboratório equipado, a artes plásticas, crochê, bordado, bijuteria, reciclagem, até oficinas mais robustas, como alfaiataria e sapataria.

Reforço Escolar

As aulas de reforço são direcionadas às crianças que têm dificuldades na compreensão das matérias escolares. Nosso objetivo é melhorar o desempenho escolar das crianças na leitura, compreensão de textos e também melhorar a caligrafia.

Temos por hábito dar atenção às crianças, olhar seus cadernos, suas notas nas avaliações, então, quando percebemos alguma necessidade, encaminhamos aquela criança para a sala de reforço. O responsável por essas aulas é o Timóteo Muianga, que foi aluno residente da Casa Lar da Casa das Formigas.

Esportes

Iniciamos no segundo semestre de 2017 o treinamento de futebol com os meninos da Casa Lar. Seu responsável é o Fernando Simões, ex-aluno da Casa das Formigas que faz parte da atual diretoria da Casa das Formigas em Moçambique cuidando do estoque dos alimentos. O futebol é um esporte que ele gosta muito.

Contamos com vários equipamentos doados pela turma do Brasil que nos visitou em abril de 2017, além de uniformes doados pelo pastor Jorge Pratas. Oferecemos também vôlei, pingue-pongue e bola queimada, assim como atividades lúdicas: pega-varetas e dominó.

Formação de Líderes

A Casa das Formigas tem por princípio investir na formação dos alunos com potencial para futuramente assumirem as atividades das quais participam. Como resultado disso, atualmente, os monitores em todos os departamentos são ex-alunos. Cada um deles tem o desafio de formar as próximas gerações de líderes.

Para aprimoramento contínuo, a diretoria da Casa das Formigas promove algumas oportunidades, como uma turma especial do curso de Fundamentos Bíblicos da Família para monitores e monitoras, com 17 lições, ministrado às sextas-feiras pelo pastor Jorge Pratas, missionário há mais de 10 anos em Moçambique e amigo da Casa das Formigas.

Cursos Bíblicos

Todas as crianças e adolescentes da Casa das Formigas têm aulas bíblicas, cujo propósito é demonstrar o amor de Deus por meio de princípios bíblicos, para forjar em cada uma delas o caráter de Cristo. Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e traz aos homens a revelação da Sua vontade e orientações para viver em santidade.

As atividades com as crianças acontecem em dois turnos, manhã e tarde, em turmas menores. Na Educação Cristã, temos o Pastor Baltazar e duas monitoras, Ana da Conceição e Rosa Pedro, ambas fruto da Casa das Formigas, discipuladas pela Missionária Delci e que trabalham de segunda a sexta.

Casa Lar

A Casa Lar é o lar para as crianças residentes na Casa das Formigas. Nosso objetivo é acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, sendo que alguns deles não têm vínculo com a família. Este grupo de alunos e alunas residentes recebe assistência integral.

Temos dois dormitórios para meninas e dois para meninos. As meninas têm a companhia de duas senhoras idosas, que as auxiliam. O papel delas é fazer companhia às meninas residentes e ser como uma avó para elas. Ambas se revezam durante a semana. E, no lar dos meninos, sendo estes em maior número, há um casal, pais substitutos. Eles são responsáveis pelos garotos e comparecem às reuniões da escola, levam-nos ao médico quando precisam, ou seja, cuidam dos meninos promovendo um ambiente familiar e acolhedor.

História

Delci Esteves dos Santos, brasileira, missionária da Missão Antioquia e da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina (PR), formada em Secretariado Executivo pela Faculdade Álvares Penteado.

Trabalhou em multinacionais até que entendeu que Deus queria que ela O servisse na obra missionária em tempo integral. Então, decidiu deixar a empresa na qual havia acumulado as funções de secretária e administradora por 25 anos. Foi voluntária da Missão Antioquia participando de todo o processo de estruturação do Vale da Bênção e missionária em Londres, na Inglaterra, por quatro anos, estabelecendo uma base da missão naquele país; viveu três meses em Israel e 27 anos em Moçambique, onde fundou a Casa Das Formigas. Faleceu em 18 de janeiro de 2017 em Londrina- PR.

Alfredo Gavene Banzima, moçambicano, presidente da Casa das Formigas em Moçambique desde sua criação, é casado com Mafalda Banzima, pai de seis filhos, avô de oito netos e uma bisneta. Nasceu em Bilene Macia, província de Gaza, que fica a mais ou menos 150 km de Maputo, capital de Moçambique. É contabilista de profissão e foi servidor público por 19 anos no Instituto Nacional de Cinema, antes de se render ao chamado para servir ao Senhor. No início da década de 1990, conheceu a missionária Delci, na Igreja Shalom de Moçambique, onde a irmã Delci ministrava um curso bíblico para pastores e líderes moçambicanos. O irmão Alfredo Banzima foi um dos cincos finalistas daquela turma que começara grande, com 64 alunos; muitos desistiram ao longo dos quatro anos do curso.

Delci comentou com a turma sobre o desejo de ajudar crianças e, para seu espanto, soube naquele dia que o irmão Alfredo abrigava 16 crianças em sua casa, um apartamento de 3 cômodos, sem contar os adultos. Ele dava abrigo para familiares que fugiam da guerra civil no campo. Assim, Deus confirmou no coração dela o sonho de criar um projeto para ajudar crianças em Moçambique.

Alfredo esteve junto com a missionária Delci na criação e idealização do projeto da Casa das Formigas. Como nacional, desempenhou um papel fundamental orientando e assessorando-a em todo o processo, sendo responsável por procurar o terreno para estabelecer a sede do projeto e toda a parte burocrática, que diz respeito à emissão de documentos para o registo e reconhecimento oficial do projeto perante o governo Moçambicano.

Veja nas fotos a seguir: os fundadores, nossa irmã Delci, o pastor Alfredo e o atual líder da Casa das Formigas, pastor Simione e sua família.

Casa das Formigas Brasil

Londrina, PR

A Casa das Formigas Brasil é uma instituição associativa de natureza cristã, evangélica e humanitária, sem fins lucrativos, que visa o planejamento e execução de parcerias e apoio, execução de projetos e serviços, de forma gratuita, à Casa das Formigas em Maputo – Moçambique. A CFB é a mantenedora financeira e dá apoio administrativo à diretoria da Casa das Formigas em Moçambique. Nosso objetivo é fazer com que o trabalho na Casa não pare e, para isso, buscamos parcerias com pessoas e empresas que amam as nossas crianças e acreditam em nossa causa.

QUEREMOS TE OUVIR

Entre em Contato!

Será um prazer receber o seu contato. Nós vamos responder o mais breve possível, ok? Se você tem alguma dúvida, sugestão ou precisa de ajuda para apadrinhar, estamos aqui para isso!

Os campos marcados com asterisco* são de preenchimento obrigatório.
Obrigado! Sua mensagem foi enviada!
Ops! Algo está errado com o formulário. Poderia checar e preencher novamente? Obrigado!